O corpo em cena: relações (obscenas) entre nudez e figurino
Foi lançado esta semana o livro “Afetos – pesquisas, reflexões e experiências em 4 encontros com Jean-Luc Moriceau”, organizado por Sônia Pessoa, Ângela Marques e Carlos Mendonça pelo selo PPGCOM/ UFMG. Entre os capítulos encontra-se “O corpo em cena: relações (obscenas) entre nudez e figurino” de Carlos Magno Camargos Mendonça, Juarez Guimarães Dias e Caroline Barbosa Manso, que faz um estudo sobre a performance “Melindrosa” da artista Ana Luisa Santos (BH).
“Este livro é resultado de uma série de encontros, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG), com o professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação do Institut Mines-Télécom, Évry, França, Jean-Luc Moriceau. Sob o tema “Os afetos na pesquisa acadêmica e na comunicação organizacional”, os encontros foram organizados pelas professoras Ângela Salgueiro Marques (Comunicação e Instituições) e Sônia Caldas Pessoa (Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades) e pelo professor Carlos Magno Camargos Mendonça (Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência comunicacional). Realizados na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, entre os dias de 21 a 24 de novembro de 2017, a atividade teve o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e da Embaixada da França no Brasil.
Os setes capítulos que compõem este livro apresentam pesquisas orientadas em uma direção que privilegia os aspectos afetivos da vida e daquilo que impulsiona o comum, o banal. Tais investigações narram a maneira pela qual os impactos próprios aos afetos ordinários formam o sujeito, revelando suas capacidades para afetar e ser afetado. São estudos que se debruçam sobre as intensidades e banalidades das experiências comuns; que olham atentamente para as experiências íntimas, aquelas que estão carregadas de emoção, que são percebidas no corpo e nas relações interpessoais e, portanto, que se inscrevem em um tempo e um lugar específico. Nos textos, o afeto comum simultaneamente se apresenta carregado de particularidades e como possibilidade de criar experiências responsáveis por moldar o sentimento do público, as dinâmicas culturais e as sociais do mundo político.”
Disponível em versão digital:
SUMÁRIO
Capítulo 1: Sobre viver
Diego Guidi
Jean-Luc Moriceau
Isabela Paes
Capítulo 2: Acessibilidade Amorosa: ideias, encontros e afetos para pessoas que experienciam situações de deficiência
Sônia Caldas Pessoa
Mariana Silva
Capítulo 3: O corpo em cena: relações (obscenas) entre nudez e figurino
Carlos Magno Camargos MENDONÇA
Juarez Guimarães DIAS
Caroline Barbosa MANSO
Capítulo 4: Experimentações insurgentes criadas e filmadas pelos secundaristas: cenas de dissenso, dispositivos interacionais e performance política
Ângela Salgueiro Marques
Francine Altheman
Capítulo 5: Conhece-te a ti mesmo, enfrenta a ti mesmo: Os relatos de si como ponto de partida para a produção de conhecimento
Camila M. C. Alves Mantovani
Sônia Caldas Pessoa
Stephanie Boaventura
Capítulo 6: A mobilização afetiva do saber: Literatura como mediação da experiência do conhecimento
Vanessa Cardozo Brandão
Bianca Gomes Carvalho
Carolina Lopes Cançado
Pedro Henrique da Paixão Rocha
Capítulo 7: Os afetos religiosos na vida de um pesquisador em religião no Brasil
Bruno Menezes Andrade Guimarães
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PESSOA, Sônia Caldas; MARQUES, Ângela Salgueiro; MENDONÇA, Carlos Magno Camargos. Afetos: Pesquisas, reflexões e experiências em 4 encontros com Jean-Luc Moriceau. Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2019. ISBN 978-85-54944-21-6.